PCCR – PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO

O PCCR é um importante instrumento de políticas de remuneração e valorização de profissionais

Estabelecer uma estrutura de cargos e remuneração funciona como importante instrumento para atrair, reter e motivar talentos. Essa forma de administrar os recursos humanos possui um papel importante dentro das organizações, além de estimular o desempenho funcional.

Valorizar e reconhecer

Os custos relacionados ao capital humano representam parte significativa para os custos da organização. Por isso, é necessário que haja uma adequada gestão da alocação desses recursos. Valorizar e reconhecer essa política organizacional é uma estratégia que visa otimizar e atingir resultados.

De uma forma geral, o PCCR se destina a retratar com transparência e rigor técnico a valorização do empregado e o compromisso com o crescimento da empresa. Neste sentido, contempla princípios fundamentais como flexibilidade, mobilidade funcional, motivação profissional, capacitação continuada, alcance de metas e práticas que visam promover o estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados, assim como propiciar oportunidades de progressão e promoção funcional, atendendo a níveis de proficiência técnica exigidos pela organização.

Objetivos:

– Prever, qualitativa e quantitativamente, os recursos humanos

– Delimitar atribuições, deveres e responsabilidades inerentes a cada cargo

– Estabelecer uma estrutura salarial

– Oferecer oportunidades de remuneração capazes de produzir continuada estimulação nos colaboradores, elevando seus padrões de produtividade

– Engajar e capacitar os líderes para a gestão dos negócios e das pessoas

– Definir e divulgar os valores e os comportamentos esperados na empresa

– Elaborar política de remuneração, contemplando salários, benefícios e remuneração variável

Implemente esse subsistema na sua organização

Sustentado, teoricamente, em premissas modernas de gestão, o PCCR contempla uma série de alternativas que permitem ao gestor administrar os recursos humanos de forma estimulante e competitiva, valorizando competências e o desempenho da força de trabalho. O subsistema necessita de ferramentas consistentes e uma metodologia eficaz, planejados por consultores e especialistas no assunto, capazes de desenhar um Plano de Cargos exclusivo que atende às expectativas da organização.  A estratégia visa integrar as atividades e ampliar a produtividade, dentro de uma visão de prestação de serviço, tornando o processo decisório da empresa mais eficaz.

Gestor, o que está esperando para aplicar as premissas do PCCR na sua organização? O Instituto Fenasbac trabalha com as melhores metodologias do mercado. Conheça nossos diferenciais!

Por: Katharyne Castro

Deixe uma resposta